ViewData["Title"]

Terapia para quê?

Imagem

Terapia é coisa de maluco! Frescura ... coisa de gente rica”.
 “Terapia é para quem não tem um tanque de roupa suja para lavar, para gente fraca, perda de tempo e dinheiro.”

É por falas assim, que o suicídio foi responsável por mais de 1 em cada 100 mortes com faixa etária na maioria inferior a 50 anos*, por esse tipo de limitação que quase 1 bilhão de pessoas viviam com transtorno mental em 2019* e que a ansiedade é um problema tão significativo que acomete mais de 18 milhões da população brasileira**. Por causa de números tão significativos, que a OMS (Organização Mundial de Saúde) divulgou em junho de 2022 a maior revisão sobre saúde mental desde a virada do século.

              Em nossa jornada pela vida, todos enfrentamos, incertezas e conflitos internos, mas não bastando isso, temos uma overdose de estímulos graças ao advento da tecnologia. Como podemos esquecer de tudo isso e minimizar as nossas dificuldades descartando um tratamento tão relevante como a terapia.

              Também chamada de psicoterapia, a terapia é uma ferramenta de tratamento cujo objetivo é atuar exclusivamente em todas as esferas da saúde mental e diferente de muitos outros recursos, pode ser utilizada de forma preventiva para manter uma saúde mental e não só para tratar a doença mental.

Com o surgimento da pandemia, visando ainda mais acessibilidade, a terapia on-line foi autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia desde que os profissionais sejam devidamente registrados no cadastro e-Psi.

Como um tratamento reconhecido na esfera da área da Saúde, a terapia possui várias técnicas, tendencias e abordagens, mesmo que para o usuário do serviço pareça que tudo não passe de uma confortável conversa com alguém em que confia.

Além do mais, a terapia necessita de alguns elementos básico para ter funcionalidade, como a confiança e a compreensão do profissional que orienta o processo, do sentimento de espaço seguro, sabendo que o sigilo e a privacidade são inerentes da ferramenta e o mais importante de todos, o desejo do sujeito que é o único responsável pelo próprio desenvolvimento e que terá que lutar contra todas as resistências do seu próprio sistema de defesa.

              Um processo de tamanha complexidade tende a ser minimizado por quem tem medo do que pode alcançar através dele, e por consequência furta a oportunidade das pessoas que podem conquistar uma qualidade de vida mental, emocional e relacional mais equilibrada.

Quando ouvir alguém dizendo que faz terapia ou que quer fazer, espero que possam compreender que quem faz terapia merece ser reconhecido pela coragem de investir no seu próprio bem-estar emocional, que é um ser humano que reconhece as suas limitações e dificuldades e que deseja ser feliz e saudável, por isso está buscando ferramentas para ser o melhor que pode e aproveitar ao máximo o que tem.

 

*Dados disponíveis na Organização Mundial de Saúde.

**Dados disponíveis na IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Publicado por Alicia